Concept Tests



Testes de Conceitos são recomendados para situações em que o produto ou serviço que se deseja implantar ainda esteja numa fase embrionária, quando existe apenas a "idéia" do produto ou serviço a ser eventualmente desenvolvido e oferecido ao público. Os consumidores podem perfeitamente reagir a uma "idéia", a uma "concepção" de um novo produto ou serviço. Para isso se prepara uma descrição (conceito) a mais completa possível do que será o novo produto/serviço, incluindo suas vantagens, benefícios, preço, condições de pagamento, localização, a existência de algum diferencial ou "plus" em relação aos produtos ou serviços da concorrência e outros fatores julgados imprescindíveis no contexto do produto, para se formar uma opinião, julgamento e avaliação adequadas.

A importância de se realizar um "Concept Test", particularmente no caso de lançamento de bens materiais é a de economizar tempo e recursos financeiros, pois se um produto ou serviço imaginado "não passar" pela aprovação em um Teste de Conceito, o projeto deverá ser revisto antes de se prosseguir na etapa seguinte, que seria a sua avaliação final através de Teste de Produto.

"Product Tests"

Antes de se lançar um novo produto no mercado - supondo-se que o conceito ou idéia deste produto já esteja devidamente aprovado - é recomendado que o mesmo seja testado junto a uma amostra do público alvo, a fim de se verificar não só o nível de aprovação mas, sobretudo o grau de propensão à compra, quando então ficarão caracterizados os aspectos positivos ou vantagens e os aspectos negativos ou desvantagens percebidas pelos consumidores no novo produto, os chamados "likes" e "dislikes". Os aspectos qualitativos reveladores dos impulsos motivacionais de compra poderão ser usados como elementos de apelos de venda para sensibilizar o público alvo do produto.

Os resultados de um "Product Test" poderão, inclusive, suscitar aperfeiçoamentos e modificações no produto, tendo em vista adequar a sua formulação aos desejos e necessidades dos consumidores, otimizando a sua aceitação no mercado e aumentando as probabilidades de êxito. (ROBERTO HARROP GALVÃO)




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