Pesquisas Qualitativas




Atualmente o método de pesquisa mais utilizado quando se pretende obter informações de natureza qualitativa e motivacional é o método de "Focus Groups" ou "Group Discussions". O número de grupos formados para cada pesquisa varia de acordo com as especificações e necessidades de cada projeto. Os grupos são formados com uma média de 10 pessoas e as especificações demográficas e socioeconômicas dos participantes estão relacionadas com o público alvo do produto ou serviço pesquisado. A média de duração de cada reunião é de aproximadamente duas horas. Este tempo pode ser prolongado ou reduzido, conforme o direcionamento da moderação e o nível de participação, envolvimento e disponibilidade do grupo.

Para realização de suas reuniões de grupos, o Instituto Harrop dispõe, em sua sede, de uma sala de espelho apropriada - "one way mirror" - para permitir o acompanhamento das discussões pelos clientes.

VANTAGENS - Uma das principais vantagens de se utilizar o método de "Discussões em Grupo" é o de se conseguir as informações de modo mais espontâneo possível, procurando-se anular os mecanismos de defesa e as respostas estereotipadas que ocorrem em entrevistas pessoais. Ademais, quando um grupo está reunido, os seus membros procuram agir e interagir socialmente, de acordo com as expectativas de comportamento ditadas pela sociedade e pelos costumes e dentro deste contexto busca-se determinar se existe aprovação ou desaprovação social a determinados conceitos, hábitos, atitudes ou qualquer outro tipo de comportamento que tenha relação com o serviço ou produto que está sendo estudado.

Não existe preocupação em "quantificar" as informações, já que se trata de um método de trabalho que busca primordialmente obter informações qualitativas, as quais poderão servir de base para uma posterior pesquisa quantitativa, quando então poder-se-á aferir a real dimensão com que as variáveis ocorrem no universo.

INFORMALIDADE - Não existem questionários formais para serem respondidos quando se usa o método de Discussão em Grupo.

Os assuntos são introduzidos de modo genérico utilizando-se para a condução e moderação das reuniões um "ROTEIRO BÁSICO". De um modo geral, as reuniões devem ser administradas de modo bastante flexível, proporcionando-se um desejável clima de espontaneidade entre os participantes. É interessante 'e desejável que temas ou assuntos fora do roteiro possam surgir espontaneamente durante as discussões, desde que o moderador perceba relações importantes ou que venham agregar contribuições ao tema central da pesquisa. (ROBERTO HARROP GALVÃO)



voltar





Copyright © 2002-2004 Instituto Harrop. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e gerenciado pela Nativ - Agência Interativa.